quarta-feira, 10 de novembro de 2010

As calorias do mundo "civilizado".

Participei recentemente, como orador, num fórum (Horeca Business)sobre alimentação saudável e como não queria fazer má figura comecei a minha pesquisa uma semana antes. Fale sobre a sua experiência e sobre o Green Pepper, disseram-me. Achei que podia e tinha obrigação de fazer mais. Talvez os vícios dos tempos de jornalista ainda cá estejam e a pesquisa não podia mesmo ficar só pela rama. 

Com tudo isto encontrei dados alarmantes que gostaria de partilhar com vocês. Espreitem em http://www.worldometers.info/undernourishment/ e a seguir analisem os números, esses sim, ainda mais irónicos e assustadores, de obesos http://www.worldometers.info/obesity/ . 

Tomando como referência os EUA, a nação com mais obesos ( 1 em cada 3 ) acho que seria importante partilhar convosco que um terço das calorias consumidas numa dieta "normal" provem da chamada " junk-food". De acordo com um estudo da Universidade de Berkeley, California, publicado em Junho de 2004, as bebidas alcoólicas, os doces, sobremesas e os refrigerantes contém mais de 25% do total de calorias consumidas pelos norte-americanos. O mais alarmante é que estas são calorias vazias de conteúdo, ou seja, são vazias de informação nutricional e apenas invadem o nosso corpo com açúcar. 

O cenário em Portugal não é muito diferente,( http://www.adexo.pt/news/images/DN160305P21I7e8.jpg )tendo em conta que temos 1 em cada 5 crianças obesas ou com excesso de peso, podemos adivinhar um cenário catastrófico para a qualidade de vida dos portugueses nos próximos anos, se não mesmo décadas.

Caso continuemos a apregoar que gordura é formosura caminhamos, na minha opinião, a passos largos para a construção de um pais de gordos e em que a memória das nossas origens, gastronomia e tradições não passa, disso mesmo, uma memória.



Sem comentários:

Enviar um comentário