sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Roger Bannister

"Every morning in Africa a gazelle wakes up. It knows it must outrun the fastest lion or it will be killed. Every morning in Africa, a lion wakes up. It knows it must run faster than the slowest gazelle, or it will starve. It doesn't matter wheter your a lion or a gazelle-when the sun comes up, you'd better be running." Roger Bannister.

Revista Prevenir de Setembro

Marco Fortes, eu e Pedro Sargento num projecto para Londres 2012

Para Londres 2012 eu e o professor Pedro Sargento estamos a ajudar o nosso atleta Marco Fortes a aproximar-se do ouro. Nesta caminhada contamos com o apoio do Aquafitness Clube Tejo e o Centro Médico de Sacavém. Bem hajam!!!! Sucesso.

2012 com a Adidas

Conto com o apoio da Adidas a partir de 2012. Através da minha colaboração com a revista Prevenir e com o correio das leitoras, conto com o total apoio da marca alemã para o próximo ano. Estejam atentos às dicas e ao meu blogue. Mais novidades em breve!!!!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Revista Prevenir

Todos os meses dicas, sugestões e artigos com conselhos para uma vida melhor e mais longa!!!!
Não percam a Prevenir deste mês com dicas para os gluteos, coxas e medicina anti-aging.

domingo, 8 de maio de 2011

Coração mata 40 mil por ano

Cerca de 40 mil portugueses morrem anualmente vítimas de doença cardiovascular, vinte mil dos quais por acidente vascular cerebral (AVC) e dez mil por enfarte do miocárdio. Estima-se que os problemas do coração afectem mais de 500 mil pessoas no País. Números preocupantes que fazem das doenças cardiovasculares a principal causa de morte em Portugal.
"A tendência dos últimos anos mostra uma ligeira redução dos acidentes vasculares cerebrais e um ligeiro aumento do número de enfartes do miocárdio fatais" esclareceu o cardiologista Manuel Carrageta, reconhecendo que o controlo dos factores de risco tem melhorado pouco nos últimos anos.
A idade e o historial clínico aumentam o risco de doença cardiovascular. Há, no entanto, comportamentos que podem ser alterados. A vida sedentária, consumo de tabaco e bebidas alcoólicas, a ingestão de alimentos ricos em gordura são hábitos que devem ser evitados. A obesidade, a hipertensão arterial, a diabetes, o stress e o colesterol, consequência de uma vida pouco saudável, aumentam o risco de doença cardíaca.
Deixar de fumar, praticar exercício físico com regularidade e uma alimentação saudável dão saúde ao coração. "A prevenção e o controlo dos factores de risco é um desafio de saúde pública que deve ser enfrentado com o maior vigor" descreve o especialista. Maio é o mês do coração que, quando saudável, é o nosso maior aliado.


Acabou o treino? E agora? Vai uma maçã?

A maçã é um fruto com composição química distribuída em: 85% de água, 0,5% de proteínas e 14% de hidratos de carbono.
A sua grande capacidade mineralizadora deve-se à grande abundância de sódio, potássio, magnésio e fósforo. Contêm vitaminas A, B1, B2, B6 e C além de ser uma boa fonte de vitamina C, o que significa que reforça o sistema imunitário, ajuda à cicatrização, combate o envelhecimento, entre outros benefícios.

Por ser um fruto depurativo e desintoxicante, especialmente indicada para indivíduos com obesidade, acidez, diarréias, convalescenças, a maçã favorece as secreções do aparelho digestivo e também auxilia nas funções do trato do respiratório, dos rins e do fígado. Quem nunca comeu uma maçãzita assada durante uma febre ou estado de diarreia?

A maçã funciona como uma "limpadora natural" da boca e da faringe. Ao ser engolida, raspa a superfície desses dois órgãos, evitando que a saliva grossa chegue à laringe, retirando as secreções que dificultam a vibração das cordas vocais, deixando a saliva mais fluida, favorecendo deste modo, a articulação das palavras.

Duas maçãs por dia ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue até 10%. Também ajuda na limpeza dos dentes e fortalece as gengivas. O consumo da maçã é fundamental para uma alimentação saudável, pois contêm uma quantidade de flavonóides, que são conhecidos pela suas fortes capacidades antioxidantes que actuam eliminando os efeitos do mau colesterol.

As maçãs ajudam as células do organismo a manterem-se jovens, proporcionando um conjunto de nutrientes fundamentais ao equilíbrio do nosso organismo e dão energia ao corpo e à mente.

Conhecida como "comida rápida", a maçã é ideal para o dia-a-dia, leva-se para todo o lado, é saborosa e contém açúcares naturais que rapidamente fornecem energia ao organismo nas horas de maior fadiga.

Pilates para homens???

O estigma de que o Pilates é somente para as mulheres tem vindo a ser "diluido". É crescente o número de praticantes de Pilates do sexo masculino. Tiger Woods  e David Beckham, por exemplo, descobriram como se livrar das dores indesejáveis e usufruir dos benefícios obtidos através do método Pilates.

Nadadores, corredores, ciclistas, triatletas, lutadores, ginastas, bailarinas(os), pugilistas do mundo inteiro, profissionais ou amadores, já se renderam, portanto não acha que está na sua hora?

Se tinha dúvidas, a partir de agora não há como resistir. Portanto já sabe, venha experimentar.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Fortalecimento do sistema imunitário

A primeira vez que comi aveia cozida foi algures em finais de 1998, portanto há já quase 13 anos que o faço regularmente. E comigo vieram os meus pais, avós, irmão, amigos e amigas e a minha mulher :-)

Mal sabia que ao fazê-lo, estava a fortalecer o meu sistema imunitário.

De acordo com um estudo publicado este mês na revista científica Brain, Behavior and Immunity, as fibras solúveis encontradas na aveia, nas castanhas e nas maçãs fortalecem o sistema imunológico e reduzem a inflamação associada a doenças ligadas à obesidade.

No estudo, os investigadores separaram dois grupos de ratos de laboratório.

Ambos foram alimentados com uma dieta pobre em gorduras. No entanto, um dos grupos consumiu fibras solúveis enquanto que o outro ingeriu fibras insolúveis. Após 6 semanas, os cientistas induziram doenças nos animais ao sujeitá-los a uma substância que simula uma infecção bacteriana. Gregory Freund, da Universidade de Illinois, aponta os resultados:
Duas horas após a injecção de lipopolissacarídeos, apenas metade dos ratos alimentados com fibras solúveis estavam doentes, em relação ao outro grupo. Além disso, recuperaram 50% mais rápido”.
As fibras solúveis alteram a personalidade das células imunológicas – elas passam de células nervosas e pró-inflamatórias a células anti-inflamatórias e de cura que nos ajudam a recuperar mais rápido de infecções, completou.

Estes resultados indicam que as fibras solúveis aumentam a produção da proteína anti-inflamatória interleucina-4 nos roedores e reduzem os níveis de marcadores inflamatórios.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Why TRX Suspension Training?

Any doubts?!?!!?!?!?!?!

Excesso de actividade física


É raro falar-se sobre os riscos do excesso de exercício, mas uma investigação realizada com ratos em Espanha veio alertar para o perigo de praticar actividades de resistência de uma forma intensa, pois, nalguns casos, tornam-se prejudiciais ao coração.

Segundo os dados obtidos, este tipo de exercício pode provocar alterações na estrutura e no funcionamento do coração, favorecendo o aparecimento de arritmias. Embora já se soubesse das mudanças físicas na anatomia do coração, este é o primeiro trabalho que demonstra que a actividade física intensa e mantida durante muito tempo pode ter impactos negativos.
“Se estes resultados se confirmarem em humanos,  pode haver implicações importantes para aqueles que praticam exercício atlético de alto nível [como os maratonistas, ciclistas ou triatletas], assinalaram os membros do Instituto de Investigações Biomédicas August Pi i Suñer, em Barcelona, na revista científica  “Circulation”
Este risco potencial não afecta pessoas que praticam exercício moderado de forma regular, mas aquelas que o fazem de uma forma muito intensa há duas ou três décadas.  “A actividade física normal confere benefícios amplamente reconhecidos, como a prevenção das doenças cardiovasculares e da diabetes”, reforçaram os investigadores.