A apenas 2 dias do novo ano e quando já estamos a preparar o recomeço de antigas decisões, resta-me deixar-lhe aqui breves palavras de motivação e entusiasmo para este 2011, que não se avizinha de todo fácil.
Percebi ontem que uma aluna minha, de apenas 16 anos, foi obrigada a decidir entre manter as idas regulares ao ginásio e a natação. A escolha recaiu na modalidade aquatica até porque é mais fácil correr na rua e fazer abdominais em casa do que treinar no mar ou no rio ;-).
O que me deixa francamente triste e preocupado é que este IVA de 23% vai, castrar uma geração de jovens à prática regular de actividade física e irá contribuir de forma ainda mais legitimada para o absentismo dos mais velhos. Sim, porque agora existe mais uma razão para não se poder ir ao ginásio: é caro e não há dinheiro.
Então e o 2º lugar no ranking dos países com mais obesidade infantil? Preocupante, não é?
Parece que a prática desportiva deixou de ser uma preocupação e o facto de estarmos a caminhar a passos largos para uma geração completa de obesos, está longe de ser questionado.
E a rentabilidade profissional? Sabe-se que a prática regular de actividade física promove a auto-estima e melhora o rendimento profissional, entre muitas outras razões.
Vale a pena e em jeito de conclusão, sucinta, falar da higiene da coluna, agora tão em voga. Com o numero assustador de patologias associadas à coluna ( lordoses, escolioses, cifoses, artroses ) a prática vigiada e controlada, por especialistas, de actividade física previne, corrige e pode mesmo tratar desconfortos e/ou patologias de coluna entre outras.
Com isto me despeço e desejo que o vosso melhor de 2010 seja o menos bom de 2011 ;-)
FELIZ 2011!!!